o que você deve saber

Bico: amigo ou inimigo?

Dez em cada dez mães me perguntam se a chupeta faz mal ao bebê ou à criança. O que eu sempre digo é que a chupeta pode ser necessária, mas é preciso saber o momento de oferecer esse artifício.

 

A necessidade sucção é latente no recém-nascido e está relacionada à nutrição e desenvolvimento dos lábios, língua e mucosa bucal. Os bebês também associam esses estímulos a sensações como: o carinho, aconchego e a voz da mãe.

 

Algumas crianças se satisfazem apenas com as mamadas, outras têm a necessidade de mais tempo de sucção para avisar ao cérebro que já estão satisfeitas. Esse é um dos momentos em que a chupeta pode ser importante.

 

O problema é quando o uso da chupeta se transforma em vício quando, por exemplo, o bico é oferecido para manter a criança quieta. Recomendo sempre tentar entender o bebê ou a criança antes de dar a chupeta para tranquilizá-la.

 

Muitas vezes a criança está apenas sinalizando que tem fome, calor, frio, desconforto ou falta de companhia, aconchego. Quando a gente ‘alivia’ a ansiedade do bebê com a chupeta, faz com que ele associe uma coisa à outra.

 

O ideal é tirar a chupeta da criança no final do segundo ano de vida, pois seu uso prolongado impede o estímulo oral da fala.

 

Tenho mais dicas sobre o uso da chupeta, tipos e sobre como acabar com esse hábito. Vou publicá-las aqui no site em breve, mas se não quiser esperar, marque uma consulta comigo e tiro todas as suas dúvidas. Você pode me chamar no WhatsApp (31) 3223-3953 ou me enviar uma mensagem aqui no site.

O que você precisa saber
Veja mais textos

Medo de dentista

Medo de dentista

Eu tenho muitos anos de profissão e posso dizer que já vi de tudo, quando o assunto é atendimento a crianças e adolescentes. Já estou acostumada também a ter fama de má… 🙁 Mas meu trabalho diário é pra mudar essa realidade e mostrar que ir ao dentista é até divertido.

A consulta de profilaxia

A consulta de profilaxia

Aqui no consultório, todos os meus clientes – meninos e meninas de 0 a 18 anos – recebem uma chamada a cada seis meses para fazerem a consulta de profilaxia. Como você já sabe, profilaxia significa prevenção, ou seja, a criança ou adolescente vai à dentista para fazer uma limpeza profunda nos dentes e passar por uma avaliação da situação de boca e dentes.

Doces são mesmo vilões?

Doces são mesmo vilões?

Nem precisa pensar, né? Também sou mãe e mesmo que não fosse dentista eu saberia que, sim, doces são vilões. Ou pelo menos estão longe de serem mocinhos.

O que são cáries?

O que são cáries?

Temidas pelas mães e pelas crianças, as cáries na verdade não são ‘bichinhos’. É claro que de uma forma figurativa para as crianças podemos usar essa metáfora, mas na verdade a cárie é uma doença.

A vez dos adolescentes

A vez dos adolescentes

Eles dizem que são incompreendidos, mas eu posso dizer que compreendo vários adolescentes que se sentam em minha cadeira. A gente estabelece uma relação de cumplicidade de tal forma que muitos me contam até segredos.

Dente de leite

Dente de leite

Os dentes começam a nascer por volta dos seis meses de idade e com a chegada dessa novidade as funções nos movimentos de lábios, língua e mandíbula ficam mais apurados. Entre os dois anos e meio e três anos a criança já terá vinte dentes, número total próprio de crianças dessa idade.

conheça mais

Conheça meus serviços

Me envie um WhatsApp