Quem sou

Muito prazer, sou Renata!

Olá, seja bem-vinda à minha página na Internet.

Sou Renata Rezende, dentista especializada no atendimento a gestantes, bebês, crianças e adolescentes na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Quero contar um pouco de minha história para nos conhecermos melhor. A gente que é mãe ou pai sempre quer saber tudo daquelas pessoas que cuidam dos nossos rebentos, não é mesmo?

Bem, minha história profissional começa quando eu decidi fazer Psicologia para atender crianças, isso foi nos anos 90. Porém, por influência do meu saudoso pai, o Dr. Miro, dentista de mão cheia, acabei mudando meus rumos e indo parar na Odontologia.

Comecei o curso em 1999 e em 2003 me formei dentista na PUC Minas. Dois anos depois, em 2005, eu tinha meu primeiro filho, o Rafa. Eu adoro meu trabalho, por isso trabalhei até o nono mês de gravidez.

Quando as coisas já estavam mais calmas, fiz a especialização em dentística restauradora na escola São Leopoldo Mandic, em Belo Horizonte. Esta área da odontologia estuda a doença cárie, as alterações que ela causa na estrutura dentária e também a sua restauração. Ou seja, quando a pessoa tem a cárie precisa tratá-la, que é quando a dentista abre o dente para remover a cárie e depois tem de ‘refazer’ o dente de forma que ninguém perceba que ali havia um problema.

Durante esse período, eu dividia meu tempo entre o consultório e a parceria com um cirurgião plástico. Sempre que ele precisava de serviços que envolviam gengivas e dentes, eu estava lá. Foi então que comecei a me interessar pela anestesia no tratamento de dentes.

Por observação, notei que muitas vezes, como você sabe, a criança tinha tanto medo de dentista que não deixava a profissional trabalhar e transformava essa hora num martírio pra todo mundo: pais, dentista e a própria criança. Eu já tinha lido em algum lugar que era possível trabalhar com uma sedação que acalmava a criança sem o mesmo efeito de uma anestesia geral. Também tinha ouvido falar que em alguns casos a anestesia geral era necessária porque o problema da criança era muito sério ou porque se tratava de uma criança especial que não deixava a profissional trabalhar. Foi quando decidi fazer uma outra pós-graduação, desta vez sobre sedação consciente com óxido nitroso, mais conhecido com gás hilariante.

Daí eu fiquei grávida novamente, desta vez do Mateus. Trabalhei até o jaleco não fechar mais de tão grande que minha barriga estava. Nessa época eu já trabalhava no prédio em que estou hoje, na região da Savassi, porém dividia o consultório com outros cinco profissionais bons de serviço. Eu aprendi demais nesse período que durou sete anos.

Depois da licença maternidade, em 2010, eu comecei a especialização em Ortodontia, também na São Leopoldo Mandic. Essa área da Odontologia cuida do alinhamento dos dentes, os famosos aparelhos. Inquieta que sou, peguei um avião e fui parar em Milão para fazer a Mini-residência em Ortodontia Lingual, na escola Vittorio Cacciafesta.

Essa área é para aquelas pessoas que não querem ter o aparelho ortodôntico visível, daí a gente coloca o aparelho por trás dos dentes. É uma questão de estética e deixa as pessoas mais confiantes e felizes.

De volta ao Brasil, senti necessidade de ter meu próprio espaço e atender de vez as queridas crianças. Estabeleci meu endereço na sala 508, onde estou atualmente.

Foi aí que comecei a pensar como seria meu consultório. Dá uma conferida nessa história nesse link aqui.

Mas você já deve ter percebido que eu não gosto de ficar parada, né. Aí arrumei as malas e desembarquei em Nova Iorque para o curso de Ortodontia Bidimensional, na Universidade de Nova Iorque, em 2012. E… adivinhem só? Eu estava grávida da Bela, minha terceira filha. Costumo brincar que ela fez esse curso comigo.

Já no atual consultório, em 2016, tive a Giovana (sim, uma quarta e última filha). Ela nasceu com problema de garganta laringomalácia, a traqueia dela não tinha sido formada. Fiquei três meses sem dormir (as mães de plantão vão me entender…). Nessa mesma época meu pai faleceu. Foi um período difícil, mas no fim das contas tudo se ajeitou.

Em 2017 fiz o Curso Avançado de Odontopediatria, no IES. Aí então, com conhecimento suficiente na área e um consultório preparado, já estava pronta para atender apenas os mais jovens.

No início de 2019 fiz uma Mini-residência em Alinhadores Ortodônticos, na Pierre Cunha Ortodontia, os aparelhos invisíveis que ofereço hoje aos meus pacientes.

E esta é minha história profissional até aqui. Como você pode ver, experiência com os pequenos eu tenho de sobra, já que tenho quatro filhos. Por isso posso atender com eficiência tanto as gestantes, que precisam, sim, de atenção à saúde bucal nessa fase quanto crianças e adolescentes.

Ah, não podemos esquecer dos bebês. Eles também são meu público. Quando nascem, precisam de uma consulta para checar se é preciso ou não fazer a frenotomia, solução de um problema na língua que pode trazer complicações na amamentação e outras áreas da saúde bucal dos pequenos.

Quero te convidar a conhecer meu consultório e meu trabalho. Aqui no site você pode encontrar algumas informações, mas o ideal é marcar uma visita para conversarmos melhor e eu conhecer você e sua criança. Para facilitar, você pode usar o formulário de contato aqui do site ou até o WhatsApp (31) 3223-3953.

Veja mais

Aproveite para conhecer meus serviços

Me envie um WhatsApp