o que você deve saber
Medo de dentista
Eu tenho muitos anos de profissão e posso dizer que já vi de tudo, quando o assunto é atendimento a crianças e adolescentes. Já estou acostumada também a ter fama de má… 🙁 Mas meu trabalho diário é pra mudar essa realidade e mostrar que ir ao dentista é até divertido.
O medo existe quando a gente não conhece o que está por vir. Também conta muito o que a gente escuta ao nosso redor. Então, se a criança está acostumada a ouvir que o dentista é um lugar que tem injeções, motorzinho e… a dentista má, imagine só a imagem criada na cabeça das pequenas crianças que ainda não têm material experiencial suficiente para construir imagens adequadas.
Os pais entram nessa hora, garantindo à criança que a visita à dentista é algo natural e que todos devem fazer de seis em seis meses a vida toda. Para não ter que ir à dentista é necessário não ter dentes e ninguém quer ficar banguela pra deixar de ir à dentista, né?
Também vale dizer que usar o dentista como ameaça caso a criança não faça algo ou aja de determinada forma, não é uma boa abordagem.
Uma boa ideia é mostrar as fotos aqui do meu site para a criança para que ela entenda o que é, como funciona e como é o ambiente. Sugiro também dar uma passadinha no meu Instagram e ler as histórias dos meus clientes para seus pequenos antes de vir. Isso vai gerar curiosidade e também modificar as imagens na cabecinha deles.
Uma outra informação importante é que se a criança visita sempre a dentista, sempre vai poder prevenir as doenças da boca e consequentemente não vai precisar ‘sofrer’ com as anestesias e o meu amigo motorzinho.
Mamãe, papai, conversem com seus filhos. Mostre que não há o que temer e que se precisarem, um de vocês estará sempre por perto para dar força. Empoderar nossas crianças e dar-lhes as ferramentas que o mundo exige para uma vida plena. Esta é nossa função como pais.
O que você precisa saber
Veja mais textos
A consulta de profilaxia
Aqui no consultório, todos os meus clientes – meninos e meninas de 0 a 18 anos – recebem uma chamada a cada seis meses para fazerem a consulta de profilaxia. Como você já sabe, profilaxia significa prevenção, ou seja, a criança ou adolescente vai à dentista para fazer uma limpeza profunda nos dentes e passar por uma avaliação da situação de boca e dentes.
Doces são mesmo vilões?
Nem precisa pensar, né? Também sou mãe e mesmo que não fosse dentista eu saberia que, sim, doces são vilões. Ou pelo menos estão longe de serem mocinhos.
O que são cáries?
Temidas pelas mães e pelas crianças, as cáries na verdade não são ‘bichinhos’. É claro que de uma forma figurativa para as crianças podemos usar essa metáfora, mas na verdade a cárie é uma doença.
Bico: amigo ou inimigo?
Dez em cada dez mães me perguntam se a chupeta faz mal ao bebê ou à criança. O que eu sempre digo é que a chupeta pode ser necessária, mas é preciso saber o momento de oferecer esse artifício.
A vez dos adolescentes
Eles dizem que são incompreendidos, mas eu posso dizer que compreendo vários adolescentes que se sentam em minha cadeira. A gente estabelece uma relação de cumplicidade de tal forma que muitos me contam até segredos.
Dente de leite
Os dentes começam a nascer por volta dos seis meses de idade e com a chegada dessa novidade as funções nos movimentos de lábios, língua e mandíbula ficam mais apurados. Entre os dois anos e meio e três anos a criança já terá vinte dentes, número total próprio de crianças dessa idade.
Comentários