o que você deve saber

A vez dos adolescentes

Eles dizem que são incompreendidos, mas eu posso dizer que compreendo vários adolescentes que se sentam em minha cadeira. A gente estabelece uma relação de cumplicidade de tal forma que muitos me contam até segredos. 

A odontohebiatria, nome pelo qual é chamada a odontologia voltada para o adolescente, vai muito além da profilaxia – prevenção – e da remoção de cáries.

Nessa fase, eles estão saindo da infância onde são cuidados para começarem a entender como tomarem conta de si próprios. Por isso é preciso informar este ser em formação a respeito dos cuidados que precisamos ter com os dentes para mantê-los saudáveis por toda uma vida. 

É nessa época também que a dentição é completamente formada, entre as idades de 12 e 18 anos, e o esmalte ‘amadurece’, o que significa que os dentes não estão totalmente mineralizados.

Preocupo-me muito com o atendimento a esse público, pois normalmente são esquecidos, uma vez que os atendimentos normalmente são voltados para crianças ou adultos.

Se você tem adolescentes em casa, venha conhecer meu trabalho. Marque uma consulta comigo pelo WhatsApp (31) 3223-3953 ou por mensagem aqui no site.

O que você precisa saber
Veja mais textos

Medo de dentista

Medo de dentista

Eu tenho muitos anos de profissão e posso dizer que já vi de tudo, quando o assunto é atendimento a crianças e adolescentes. Já estou acostumada também a ter fama de má… 🙁 Mas meu trabalho diário é pra mudar essa realidade e mostrar que ir ao dentista é até divertido.

A consulta de profilaxia

A consulta de profilaxia

Aqui no consultório, todos os meus clientes – meninos e meninas de 0 a 18 anos – recebem uma chamada a cada seis meses para fazerem a consulta de profilaxia. Como você já sabe, profilaxia significa prevenção, ou seja, a criança ou adolescente vai à dentista para fazer uma limpeza profunda nos dentes e passar por uma avaliação da situação de boca e dentes.

Doces são mesmo vilões?

Doces são mesmo vilões?

Nem precisa pensar, né? Também sou mãe e mesmo que não fosse dentista eu saberia que, sim, doces são vilões. Ou pelo menos estão longe de serem mocinhos.

O que são cáries?

O que são cáries?

Temidas pelas mães e pelas crianças, as cáries na verdade não são ‘bichinhos’. É claro que de uma forma figurativa para as crianças podemos usar essa metáfora, mas na verdade a cárie é uma doença.

Bico: amigo ou inimigo?

Bico: amigo ou inimigo?

Dez em cada dez mães me perguntam se a chupeta faz mal ao bebê ou à criança. O que eu sempre digo é que a chupeta pode ser necessária, mas é preciso saber o momento de oferecer esse artifício.

Dente de leite

Dente de leite

Os dentes começam a nascer por volta dos seis meses de idade e com a chegada dessa novidade as funções nos movimentos de lábios, língua e mandíbula ficam mais apurados. Entre os dois anos e meio e três anos a criança já terá vinte dentes, número total próprio de crianças dessa idade.

conheça mais

Conheça meus serviços

Me envie um WhatsApp